domingo, 3 de junho de 2007

o lolismo

porquê o 'ismo'? porque o lol passou a assumir uma estrutura lógica de utilização no diálogo escrito nos canais de comunicação cibernética que vai muito além da simples demonstração de imenso riso, aliás deve ser raríssima a situação em que tal se verifique (laughing out loud) pois alguém que se encontre, por exemplo, no emprego não o fará sozinho no ambiente de trabalho sob o risco de pertubar este último, além de passar uma imagem de pouco tino.

portanto o lol adquiriu uma significação que visa a manipulação discursiva ao mesmo tempo que mantém qualquer avanço indiscreto, por parte do utente, como uma mera brincadeira. assim é como um mensageiro em tempo de guerra a ser enviado para negociar com o adversário antes da batalha, a resposta que trouxer determinará o confronto ou não, no caso de vir decepado ou decapitado a resposta é clara e os avanços retidos - um lol que seja incorrespondido é o claro sinal de que se atingiu o ponto da irrazoabilidade, a fronteira da 'cunfia', se for correspondido é o claro sinal de que o avanço descarado pode prosseguir.

a mestria no uso do lolismo torna o seu utilizador numa fera do descaramento cibernético - "ah e tal lol" - permite a total liberalização de escrever o que bem se apetece ao destinatário, seja numa conversa entre amigos ou conhecidos ou, principalmente, no engate msn.

uma nova ideologia discursiva à qual poucos estão atentos, mas inconscientemente todos abraçam, é esse o perigo do lol e é precisamente isso que o torna um ismo, está hoje completamente absolutizado.

lol

1 comentário:

Eria disse...

Por curioso que possa parecer, ainda há quem de facto atire essa famigerada gargalhada para o ar no local de trabalho, sem pudor nem receio, e quer-me parecer que esse é o verdadeiro "lolismo" cibernético!
E que maravilha de coisa essa que enche o ambiente profissional com um cheirinho bem gostoso de disposição "lolática"!
Bem hajam os "lol"!!